SAFETYLIT WEEKLY UPDATE

We compile citations and summaries of about 400 new articles every week.
RSS Feed

HELP: Tutorials | FAQ
CONTACT US: Contact info

Search Results

Journal Article

Citation

Zatti C, Both LM, Bastos AG, Oliveira SES, Favaretto TC, Guimarães LSP, Freitas LHM. Rev. Bras. Psicoter. (Online) 2022; 24(2): 19-42.

Copyright

(Copyright © 2022)

DOI

10.5935/2318-0404.20220018

PMID

unavailable

Abstract

OBJETIVO: avaliar o funcionamento psicodinâmico de pacientes pós-tentativa de suicídio através do Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado (OPD-2) e de outros instrumentos complementares. MÉTODOS: estudo de caso utilizando métodos mistos de análise (quali-quantitativa). Os pacientes foram avaliados em follow up 3 anos após a primeira entrevista (que ocorreu logo após a tentativa de suicídio), e dois deles concordaram em participar do follow up. RESULTADOS: observou-se nível moderado de funcionamento global nos pacientes. Os conflitos psíquicos com maior prevalência foram o de 'autoestima' e 'necessidade de ser cuidado' versus 'autossuficiência'. Em suas relações, mostraram-se dependentes, impulsivos e exigentes, o que ocasiona sensação constante de abandono. Nessa perspectiva, o medo de ser abandonado faz com que se distanciem e se isolem. Os fatores protetivos de tendências suicidas foram a qualidade da rede de apoio (MOS), a maior interação social, a maior estabilidade do self, o nível de defesas maduras e o tratamento em saúde mental posterior à alta hospitalar. CONCLUSÃO: o OPD-2 demonstrou-se um instrumento apropriado para uma ampla compreensão psicológica de pessoas que tiveram tentativas de suicídio.(AU)


Language: pt

Keywords

Suicide attempt; Public health; Protective factors; Social support; Intento de suicidio; Tentativa de suicídio; Salud pública; Saúde pública; Apoyo social; Apoio social; Factores protectores; Fatores protetivos

NEW SEARCH


All SafetyLit records are available for automatic download to Zotero & Mendeley
Print