SAFETYLIT WEEKLY UPDATE

We compile citations and summaries of about 400 new articles every week.
RSS Feed

HELP: Tutorials | FAQ
CONTACT US: Contact info

Search Results

Journal Article

Citation

Santana JCB, Santos AV, Silva BR, Oliveira DCA, Caminha EM, Peres FS, Andrade CCD, Viana MBO. Rev. Bioetica 2013; 21(2): 298-307.

Copyright

(Copyright © 2013, Conselho Federal de Medicina)

DOI

10.1590/S1983-80422013000200013

PMID

unavailable

Abstract

Este estudo teve como objetivo compreender o significado atribuído por um grupo de docentes enfermeiros sobre o fenômeno da ortotanásia. Trata-se de pesquisa qualitativa, com inspiração fenomenológica. Do estudo participaram cinco enfermeiros de uma universidade privada do Estado de Minas Gerais e emergiram quatro categorias: despreparo da equipe em situações que remetem à finitude humana; enfrentamento dos familiares no processo da finitude; prolongamento do sofrimento humano nas unidades de tratamento intensivo; perspectiva dos cuidados paliativos nas unidades de tratamento intensivo. Conclui que a reflexão acerca da terminalidade vem aumentando, mas ainda é insuficiente no tocante à prática dos profissionais da enfermagem. Percebe-se que a dificuldade em lidar com a morte é um problema comum aos profissionais de saúde. Novas pesquisas são necessárias à exploração das dificuldades e do conhecimento dos enfermeiros, englobando a ortotanásia e a assistência humanizada na terminalidade.


Language: pt

Keywords

Research; Palliative care; Right to die; Nursing care; Terminally ill; Derecho a morir; Direito a morrer; Doente terminal; Cuidados paliativos; Enfermo terminal; Atención de enfermería; Cuidados de enfermagem; Investigación; Pesquisa

NEW SEARCH


All SafetyLit records are available for automatic download to Zotero & Mendeley
Print