TY - JOUR PY - 2000// TI - Lesäo aguda esôfago-gástrica causada por agente químico JO - Revista da Associacao Medica Brasileira (1992) A1 - Corsi, P. R. A1 - Hoyos, M. B. L. A1 - Rasslan, S. A1 - Viana, A. de T. A1 - Gagliardi, D. SP - 98 EP - 105 VL - 46 IS - 2 N2 - O tratamento da ingestão de agentes químicos corrosivos continua controverso. A incidência desses episódios tem aumentado nas últimas décadas por várias razões. OBJETIVO: Analisar a ocorrência, as complicações e os resultados do tratamento da lesão esôfago - gástrica causada por agentes químicos. MÉTODOS: Foram estudados retrospectivamente 21 pacientes adultos com lesão esôfago-gástrica, causada por ingestão de substância química, admitidos até 23 dias após o episódio, no Serviço de Emergência da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo num período de 12 anos. A média de idade foi 32,1 anos e 11 doentes pertenciam ao sexo feminino, as quais mais freqüentemente tinham intenções suicidas. A soda cáustica foi o produto mais ingerido (76,2 por cento), ingestão de ácido muriático ocorreu em três casos (14,3 por cento), amoníaco e ácido sulfúrico em um caso (4,8 por cento) cada. RESULTADOS: As lesões faríngeas e laríngeas estiveram freqüentemente associadas às lesões de esôfago, presentes em 18 casos (85,7 por cento). As lesões esofágicas, gástricas e duodenais foram avaliadas e classificadas por endoscopia. Lesões graves esofágicas ou gástricas estiveram presentes em cinco casos cada. CONCLUSÃO: O tratamento e os resultados foram variados, mas sugeriram que a sondagem esofágica foi prejudicial. A mortalidade global foi 28,6 por cento, mais elevada na lesão esofágica grau 3.
Language: pt
LA - pt SN - 0104-4230 UR - http://dx.doi.org/ ID - ref1 ER -